1982–1994
O BMW E30 série 3 foi introduzido no fim de 1982. Esteve disponível a partir 1983.
Estava disponível como 316, 318i, 320i e 323i.
O 320i e o 323i onde seis cilindros e tiveram um check control e um conta-rotações como equipamento de série.
No fim de 1983 a versão de 4 portas ficou disponível. Em 1985 algumas mudanças foram feitos ao série 3.
Primeiramente, o 320i recebeu um motor novo que passa agora a 129cv.
O 324d foi introduzido então. Foi o primeiro séries 3 diesel de sempre.
Teve um motor diesel de seis cilindros com 86cv. Também novo era o convertivel 325i e os modelos 325e, 325ix e 325i.
O 325i substituiu o 323i e tinha 170cv.
O 325ix é revolucionario no seu sistema 4WD e o convertivel 325i era o primeiro convertivel que foi feito pela BMW.
Todos os modelos receberam um facelift muito pequeno. O spoiler dianteiro foi mudado.
Estava disponível como 316, 318i, 320i e 323i.
O 320i e o 323i onde seis cilindros e tiveram um check control e um conta-rotações como equipamento de série.
No fim de 1983 a versão de 4 portas ficou disponível. Em 1985 algumas mudanças foram feitos ao série 3.
Primeiramente, o 320i recebeu um motor novo que passa agora a 129cv.
O 324d foi introduzido então. Foi o primeiro séries 3 diesel de sempre.
Teve um motor diesel de seis cilindros com 86cv. Também novo era o convertivel 325i e os modelos 325e, 325ix e 325i.
O 325i substituiu o 323i e tinha 170cv.
O 325ix é revolucionario no seu sistema 4WD e o convertivel 325i era o primeiro convertivel que foi feito pela BMW.
Todos os modelos receberam um facelift muito pequeno. O spoiler dianteiro foi mudado.
Em 1987, o 324td foi introduzido. Teve um motor de 6 cilindros diesel com turbo e tinha agora o 115cv.
Este era também o ano em que a série 3 recebem um facelift. Os para-choques de plásticos pretos substituíram os cromados e as luzes da parte traseira era maiores agora.
Este era também o ano em que a série 3 recebem um facelift. Os para-choques de plásticos pretos substituíram os cromados e as luzes da parte traseira era maiores agora.
O 318i recebeu o motor novo M40 de 4 quatro cilindros.
Os 316 receberam o motor do velhinho 318i e passam agora a 102cv.
Em 1988 o 316i recebe um novo motor. Teve agora um bloco M40 e passa 100cv.
Disponivel estava agora a nova Touring.
Estava à venda nas versões 320i, 325i, 325ix e o 324td.
Disponivel estava agora a nova Touring.
Estava à venda nas versões 320i, 325i, 325ix e o 324td.
Em 1989, o 318is é disponibilizado e o 318i estava disponível como Touring.
O 318is tinha um motor de 16 válvulas que produzia o 136cv.
O 318is tinha um motor de 16 válvulas que produzia o 136cv.
Em 1991 316i em Touring passa a estar disponibilizada.
Este era também o ano em que o convertible recebeu o mesmo facelift que o sedan teve em 1987. Passa também a existir um convertivel 318i.
Este era também o ano em que o convertible recebeu o mesmo facelift que o sedan teve em 1987. Passa também a existir um convertivel 318i.
Este for a também o ultimo ano em que o BMW E30 sedan estava disponível.
A nova série 3 estava disponível desde o fim de 1990, assim o BMW E30 velho saiu da produção.
O convertivel esteve disponível até 1993 e os Touring de 4 cilindros até 1994.
Unidades Produzidas Anualmente
Ano | 1981 | 1982 | 1983 | 1984 | 1985 | 1986 | 1987 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Produção | * | 15,580 | 218,201 | 285,134 | 297,886 | 329,460 | 316,075 |
Ano | 1988 | 1989 | 1990 | 1991 | 1992 | 1993 | 1994 |
Produção | 269,074 | 257,307 | 246,818 | 56,363 | 26,913 | 18,440 | 1,997 |