1948 - 1954
- O Jaguar XK120 foi o primeiro modelo do construtor britânico depois de terminada a Segunda Guerra Mundial. Representou a resposta da Jaguar à necessidade de exportar para conseguir sobreviver. Cumpriu esse objectivo com grande sucesso, conseguindo, ainda, uma carreira desportiva de respeito.
- Jaguar XK120
O Jaguar XK120 nasceu no período pós-Guerra, fruto de um programa experimental de motores, que, quando atingiu a maturidade, permitiu criar um dos carros ingleses mais carismáticos.
Para utilizar esses motores foi decidido construir um carro de dois lugares em série limitada, tendo por base o chassis, encurtado, do MarkV.
O carro só foi apresentado no primeiro Salão de Londres do pós-Guerra, em 1948, e fez, desde logo, enorme sucesso. Chamava-se XK120, com as duas letras a referirem-se à evolução do motor e os números à velocidade máxima, em milhas, que conseguia atingir.
Mas, se o carro demorou a ser concebido desde que o motor ficou pronto, aquele que estava exposto no salão não passava de um protótipo e a Jaguar não tinha ainda meios para o construir em série.
De facto, a carroçaria tinha painéis produzidos manualmente, em materiais que tinham de ser substituídos pelo aço no carro de série.
A Jaguar, no entanto, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades e, um ano mais tarde, a versão definitiva do XK120 surpreendia tudo e todos pelas suas excelentes prestações.
De tal forma que se tornou, paralelamente, um excelente carro de corrida, com triunfos um pouco por todo o lado, entre os quais se destacam cinco nas 24 Horas de Le Mans. No último ano em que correu na clássica francesa, em 1957, o XK120 já não estava em produção, mas conseguiu, mesmo assim, ocupar cinco dos seis primeiros lugares. - Programa de motores
Quando Willian Lyons conseguiu espaço para uma nova fábrica de motores da Jaguar, lançou o projecto da Série X de motores, sob a orientação do director técnico da marca, Willian Heynes.
Na verdade, os estudos para estes motores começaram ainda antes da II Guerra Mundial e desenvolveram-se ao longo do conflito, sendo construídas várias versões, com nomes de código que começaram em XA.
Quando se atingiu a versão XK, o propulsor foi considerado pronto para construir. Tinha dois veios de excêntricos à cabeça e versões de quatro e seis cilindros - a primeira com dois litros de cilindrada e a segunda com 3400 centímetros cúbicos.
Com o sucesso do XK120 e a consequente necessidade de arranjar meios para o produzir, a versão de quatro cilindros, designada XK100, nunca chegou a ser construída. - Pós-Guerra decisivo
A empresa de Willian Lyons chamava-se SS e só depois de terminada a Guerra foi decidido adoptar o nome Jaguar, que, até então, era utilizado para designar um modelo.
Sediada em Coventry, a Jaguar cresceu muito com a Guerra. Apesar dos débeis recursos económicos e da falta de equipamento, Willian Lyons ficou com muito mais espaço e lançou-se até na construção de uma fábrica de motores, que foi, afinal, a base do sucesso do XK120. - Regresso à fórmula 1
O XK120 proporcionou à Jaguar inúmeras vitórias, que lhe permitiram construir fama na competição.
A marca, como todos os construtores ingleses, enfrentou, nas últimas décadas, algumas dificuldades, mas, esporadicamente, esteve representada a nível oficial nas corridas com sucesso.
Mas, com a integração no grupo Ford, a Jaguar voltou a competir ao mais alto nível, fazendo o seu regresso à Fórmula 1, servindo-se, como base, da equipa do escocês Jackie Stewart.
A equipa de Coventry, que tem agora à frente Nikki Lauda, é muito forte e espera-se que, em breve, possa ultrapassar alguns erros aerodinâmicos cometidos na construção do último monolugar, que condicionaram, em 2002, as prestações de Eddie Irvine e Pedro de la Roda, os seus pilotos. - The cat is back
Em décadas de história, a Jaguar, como qualquer outro fabricante, viveu momentos melhores e piores. A década de 80 foi de crise generalizada para os construtores britânicos e a integração da marca do felino no universo da Ford surgiu como a salvação de um emblema cheio de tradições.
"The Cat is back!", gritou-se bem alto na Velha Albion. Como que para assinalar esse facto foi criado o XJ220, um supercarro, com edição limitada a 350 unidades...fabricadas artesanalmente, em Bloxhan, perto de Oxford, por uma centena de homens.
As linhas fluídas do novo modelo escondiam um motor V6, de três litros e meio, com dois turbos, capaz de debitar cerca de 550 cavalos, proporcionando uma velocidade de ponta superior a 340 km/h. - Modelo de aniversário
A Jaguar celebrou o 50.º aniversário do XK120 com um novo modelo, o XK180, cujo design, dizem os seus responsáveis, se inspirou em todos os carros de estrada e de competição da história da marca britânica.
No que toca a mecânica, o XK180 é uma máquina à altura da tradição. Tal como o XK120 provou ser digno do nome, alcançando a velocidade máxima de 126,448 milhas por hora, em Jabbeke, na Bélgica, a sua "reencarnação" não lhe fica atrás. Utiliza como propulsor uma variante, com turbocompressor e intercooler, do AJV8, que, nesta versão, consegue chegar aos 450 cavalos de potência.
A caixa de cinco velocidades é aumática, permitindo comando manual sequencial, por botões colocados no volante.
O sistema de travões é Brembo, com pinças de alumínio e quatro pistões, e as jantes, de 20 polegadas, montam pneus Pirelli Pzero, de perfil ultra-baixo.
Para criar o XK180, a Jaguar utilizou como base o XKR de produção, que monta uma versão com 370 cavalos do motor AJ-V8. O chassis foi encurtado cerca de 15 cm e construídos painéis de alumínio para a carroçaria.
O carro foi mostrado em Janeiro de 1999, no Salão de Detroit. Características técnicas
Motor Distribuição--------------------------- dois veios de excêntricos à cabeça Tipo-------------------------------------- seis cilindros em linha Cilindrada------------------------------ 3442 c.c. Diâmetro x Curso------------------- 83x106 mm Alimentação-------------------------- carburadores duplos Potência------------------------------- 180 cavalos às 5300 rpm Carroçaria Tipo-------------------------------------- descapotável de dois lugares Distância entre eixos-------------- 259 cm Peso------------------------------------- 1321 kg Performances Velocidade máxima---------------- 200 km/h Aceleração---------------------------- n/d