Jaguar XK120




1948 - 1954

  • O Jaguar XK120 foi o primeiro modelo do construtor britânico depois de terminada a Segunda Guerra Mundial. Representou a resposta da Jaguar à necessidade de exportar para conseguir sobreviver. Cumpriu esse objectivo com grande sucesso, conseguindo, ainda, uma carreira desportiva de respeito.
  • Jaguar XK120
    O Jaguar XK120 nasceu no período pós-Guerra, fruto de um programa experimental de motores, que, quando atingiu a maturidade, permitiu criar um dos carros ingleses mais carismáticos.
    Para utilizar esses motores foi decidido construir um carro de dois lugares em série limitada, tendo por base o chassis, encurtado, do MarkV.
    O carro só foi apresentado no primeiro Salão de Londres do pós-Guerra, em 1948, e fez, desde logo, enorme sucesso. Chamava-se XK120, com as duas letras a referirem-se à evolução do motor e os números à velocidade máxima, em milhas, que conseguia atingir.
    Mas, se o carro demorou a ser concebido desde que o motor ficou pronto, aquele que estava exposto no salão não passava de um protótipo e a Jaguar não tinha ainda meios para o construir em série.
    De facto, a carroçaria tinha painéis produzidos manualmente, em materiais que tinham de ser substituídos pelo aço no carro de série.
    A Jaguar, no entanto, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades e, um ano mais tarde, a versão definitiva do XK120 surpreendia tudo e todos pelas suas excelentes prestações.
    De tal forma que se tornou, paralelamente, um excelente carro de corrida, com triunfos um pouco por todo o lado, entre os quais se destacam cinco nas 24 Horas de Le Mans. No último ano em que correu na clássica francesa, em 1957, o XK120 já não estava em produção, mas conseguiu, mesmo assim, ocupar cinco dos seis primeiros lugares.
  • Programa de motores
    Quando Willian Lyons conseguiu espaço para uma nova fábrica de motores da Jaguar, lançou o projecto da Série X de motores, sob a orientação do director técnico da marca, Willian Heynes.
    Na verdade, os estudos para estes motores começaram ainda antes da II Guerra Mundial e desenvolveram-se ao longo do conflito, sendo construídas várias versões, com nomes de código que começaram em XA.
    Quando se atingiu a versão XK, o propulsor foi considerado pronto para construir. Tinha dois veios de excêntricos à cabeça e versões de quatro e seis cilindros - a primeira com dois litros de cilindrada e a segunda com 3400 centímetros cúbicos.
    Com o sucesso do XK120 e a consequente necessidade de arranjar meios para o produzir, a versão de quatro cilindros, designada XK100, nunca chegou a ser construída.
  • Pós-Guerra decisivo
    A empresa de Willian Lyons chamava-se SS e só depois de terminada a Guerra foi decidido adoptar o nome Jaguar, que, até então, era utilizado para designar um modelo.
    Sediada em Coventry, a Jaguar cresceu muito com a Guerra. Apesar dos débeis recursos económicos e da falta de equipamento, Willian Lyons ficou com muito mais espaço e lançou-se até na construção de uma fábrica de motores, que foi, afinal, a base do sucesso do XK120.
  • Regresso à fórmula 1
    O XK120 proporcionou à Jaguar inúmeras vitórias, que lhe permitiram construir fama na competição.
    A marca, como todos os construtores ingleses, enfrentou, nas últimas décadas, algumas dificuldades, mas, esporadicamente, esteve representada a nível oficial nas corridas com sucesso.
    Mas, com a integração no grupo Ford, a Jaguar voltou a competir ao mais alto nível, fazendo o seu regresso à Fórmula 1, servindo-se, como base, da equipa do escocês Jackie Stewart.
    A equipa de Coventry, que tem agora à frente Nikki Lauda, é muito forte e espera-se que, em breve, possa ultrapassar alguns erros aerodinâmicos cometidos na construção do último monolugar, que condicionaram, em 2002, as prestações de Eddie Irvine e Pedro de la Roda, os seus pilotos. 
  • The cat is back
    Em décadas de história, a Jaguar, como qualquer outro fabricante, viveu momentos melhores e piores. A década de 80 foi de crise generalizada para os construtores britânicos e a integração da marca do felino no universo da Ford surgiu como a salvação de um emblema cheio de tradições.
    "The Cat is back!", gritou-se bem alto na Velha Albion. Como que para assinalar esse facto foi criado o XJ220, um supercarro, com edição limitada a 350 unidades...fabricadas artesanalmente, em Bloxhan, perto de Oxford, por uma centena de homens.
    As linhas fluídas do novo modelo escondiam um motor V6, de três litros e meio, com dois turbos, capaz de debitar cerca de 550 cavalos, proporcionando uma velocidade de ponta superior a 340 km/h.
  • Modelo de aniversário
    A Jaguar celebrou o 50.º aniversário do XK120 com um novo modelo, o XK180, cujo design, dizem os seus responsáveis, se inspirou em todos os carros de estrada e de competição da história da marca britânica.
    No que toca a mecânica, o XK180 é uma máquina à altura da tradição. Tal como o XK120 provou ser digno do nome, alcançando a velocidade máxima de 126,448 milhas por hora, em Jabbeke, na Bélgica, a sua "reencarnação" não lhe fica atrás. Utiliza como propulsor uma variante, com turbocompressor e intercooler, do AJV8, que, nesta versão, consegue chegar aos 450 cavalos de potência.
    A caixa de cinco velocidades é aumática, permitindo comando manual sequencial, por botões colocados no volante.
    O sistema de travões é Brembo, com pinças de alumínio e quatro pistões, e as jantes, de 20 polegadas, montam pneus Pirelli Pzero, de perfil ultra-baixo.
    Para criar o XK180, a Jaguar utilizou como base o XKR de produção, que monta uma versão com 370 cavalos do motor AJ-V8. O chassis foi encurtado cerca de 15 cm e construídos painéis de alumínio para a carroçaria.
    O carro foi mostrado em Janeiro de 1999, no Salão de Detroit.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------dois veios de excêntricos à cabeça
    Tipo--------------------------------------seis cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------3442 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------83x106 mm
    Alimentação--------------------------carburadores duplos
    Potência-------------------------------180 cavalos às 5300 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------descapotável de dois lugares
    Distância entre eixos--------------259 cm
    Peso-------------------------------------1321 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------200 km/h
    Aceleração----------------------------n/d