1975–1983
O BMW E21 série 3 foi introduzido em 1975. Substituiu as séries 02.
Havia três modelos disponíveis: 316, 318 e 320, todos na carroçaria sedan.
Todos os modelos tiveram um motor de quatro cilindros.
O cavalo-força 320 teve faróis duplos e 109cv.
Os 316 tiveram 90cv e o 318 98cv.
No fim de 1975 um 320i ficou disponivel. Este modelo passa a ter injecção electronica de combustível.
Em 1977 os 320 e o 320i foram substituído por uns 320 novos com um motor de seis cilindros. Também novo era um 6 cilindros 323i com o 143cv.
Em 1977 foi introduzido o Baur, convertivel novo baseado na série 3.
Em 1979 os série-3 receberam um pequeno facelift.
Os espelhos cromados foram substituídos por de plástico de preto e todos os modelos receberam um dashboard novo.
Todos os seis cilindros receberam um relogio digital no conta-rotações.
Em 1980 o 318i substituí o 318. Este passa agora a ter injecção de combustível e 105cv.
Os 316 receberam o motor do 318 e passam agora a 90cv.
Em 1981 os 315 foram introduzidos. Este modelo não teve nenhum cromado em volta das janelas e tinha somente 75cv.
No fim de 1982 o novo BMW E30 foi introduzido. Este novo modelo esteve disponível a partir de 1983. Este foi também o último ano para a maioria dos BMW E21 , ficando apenas os 315 disponíveis até 1984.