Jaguar E Type



1961 - 1975

  • Quando foi lançado, em 1961, o Jaguar E provocou enorme agitação, pela sua forma longa e arredondada, que conseguia combinar elegância com eficácia aerodinâmica. É que o novo Jaguar, apesar de directamente inspirado nas corridas, tinha a ambição de se passear nos palcos mais luxuosos do Mundo. E conseguiu-o, como que deixando adivinhar que a Jaguar ia passar de um construtor de carros de corrida para um fabricante de automóveis de luxo, como acontece actualmente.
  • Jaguar E Type
    Alguns automóveis antigos têm o condão de, ainda hoje, fazer virar as cabeças para os ver passar. Um deles é, sem dúvida, o Jaguar E Type. A sua forma longa e elegante atrai, desde que foi vista pela primeira vez no Salão de Genebra, em 1961.
    Tanto na carroçaria aberta, como na coupé, a sensação de beleza e luxo é grande - e torna-se mais intensa por conseguir, paralelamente, transmitir a agressividade das corridas.
    Trata-se de um verdadeiro cocktail de elementos, em primeira análise insolúveis, e, ainda por cima, efectivos. De facto, o Jaguar E Type é elegante e agressivo, luxuoso e competitivo.
    Esteve 15 anos em produção e foi, não restam dúvidas, o modelo que elevou a Jaguar às grandes passerelles dos quatro cantos do Mundo.
    Por outro lado, aproveitou e lançou soluções técnicas, como a suspensão traseira independente, que marcaram todos os modelos da Jaguar durante muitos anos.
    Tal como XK120, o E Type teve de enfrentar, após o seu lançamento, o cepticismo dos mais críticos, que se rendiam à sua beleza, mas não acreditavam nas suas capacidades. O E Type convenceu-os rapidamente, mas, apesar de ter derivado directamente das pistas, nunca atingiu na competição o estatuto de outros modelos da marca.
    Mas, na realidade, não era esse o seu objectivo.
  • Suspensão independente
    Uma das características técnicas marcantes do Jaguar E Type foi a suspensão traseira. O carro era tecnicamente muito semelhante ao D Type no que toca a construção: a carroçaria possuía uma estrutura tubular para montar o motor XK de 3,8 litros (265 cavalos).
    Mas, no novo carro, foi decidido prolongar essa estrutura até à traseira, para nela montar uma suspensão indepedente.
    Esta solução revelou-se muito adequada, combinando eficácia com comodidade, e passou a ser adoptada por todos os Jaguar, representando, na história do construtor, um marco quase tão importante como a criação da série de motores XK.
  • Aerodinâmica avançada
    O Jaguar E Type beneficiou de uma grande herança da competição. Ao longo dos anos, foram testadas nas corridas várias soluções, como os travões de disco ou os sistemas de injecção, que, mais tarde, se aplicaram ao carro de produção.
    Mas, o capítulo em que o carro mais herdou influências das corridas foi no design, que além de atraente era muito eficaz em termos aerodinâmica.
    O seu criador foi Malcom Sayer, também responsável, nas pistas, pelos C Type e D Type, famosos por cortarem o ar como aviões, já que recorriam a soluções aerodinâmicas que os tornavam muito eficazes.
    Basta constatar, a título de exemplo, que os D Type conseguiam atingir em Le Mans velocidades superiores a 310 km/h, façanha que, por muito bom que fosse o seu propulsor de seis cilindros, só era possível com uma eficácia aerodinâmica muito superior à da concorrência.
    Não é de estranhar que, com tanto sucesso nas corridas, Malcom Sayer tenha sido chamado para desenhar o carro de produção.
  • Nome de competição
    A história do nascimento do Jaguar E Type está intimamente ligada à competição, a começar pela própria designação do modelo. De facto, tudo começou com o triunfo nas 24 Horas de Le Mans da versão C do XK120, em 1951. Dois anos mais tarde, o carro venceu novamente e a versão de competição começou a ser conhecida por C Type.
    A Jaguar aproveitou e, em 1954, surgiu o D Type, que venceu três anos consecutivos na clássica francesa, de 1955 a 1957.
    Quando a marca lançou o seu novo carro de produção, quatro anos mais tarde, muitas das soluções nele adoptadas beneficiavam da experiência adquirida nas pistas e, naturalmente, para que essa herança ficasse, desde logo, bem patente, a Jaguar optou por designá-lo E Type, na continuidade dos nomes por que eram conhecidos os carros de competição.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------dois veios de excêntricos à cabeça, ou um veio de excêntricos à cabeça
    Tipo--------------------------------------seis cilindros em linha, ou V12
    Cilindrada------------------------------3781 ou 4235 c.c. (seis cilindros), e 5343 c.c. (V12)
    Diâmetro x Curso-------------------87 ou 92x106 mm (seis cilindros), ou 90x70 mm (V12)
    Alimentação--------------------------três ou quatro carburadores e injecção
    Potência-------------------------------265 cavalos às 5500 ou 5400 rpm e 276 cavalos às 5850 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------cabriolet e coupé
    Distância entre eixos--------------244 cm
    Peso-------------------------------------1206 e 1515 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------240 km/h
    Aceleração----------------------------n/d