Puma GT



1967 - 1970

  • O Puma GT foi um automóvel desportivo brasileiro fabricado no Brasil e na África do Sul, tendo sido o primeiro modelo a ser produzido com a marca Puma. No seu período inicial de fabricação, em 1967, usava chassis e mecânica da marca DKW, por esta razão os primeiros pumas ficaram posteriormente conhecidos como Puma DKW. A Puma Veículos e Motores Ltda produziu aproximadamente 170 destes automóveis, e estabeleceu um conceito que utilizou até 1985: projectar e fabricar carroçaria em fibra de vidro, montar esta carroçaria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta desportiva. Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante 20 anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e camiões.
  • Com o fim das atividades da Vemag, o Puma GT passou a ter chassis de Karmann Ghia e mecânica Volkswagen a partir de 1968. Esta segunda versão do Puma GT a versão 1500, conhecida como P2, foi fabricada entre Março de 1968 e 1970, também com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e uma carroçaria completamente redesenhada, mais moderna. Tinha como inspiração o Lamborghini Miura.
  • Este modelo inaugurou as linhas gerais dos "puminhas" que foram mantidas até ao final da sua produção em 1995.
  • Actualmente a designação Puma GT é muitas vezes equivocadamente aplicada a todos os Pumas com mecânica VW, os "Puminhas". Os pumas GT da segunda geração e os primeiros GTE são chamados de "Puma Tubarão".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Puma_GT

Características técnicas

Motor
Distribuição---------------------------4 tempos, refrigerado a ar
Tipo--------------------------------------Flat-4 
Cilindrada------------------------------1500cc
Diâmetro x Curso-------------------n/D
Alimentação--------------------------4 cilindros
Potência-------------------------------44.700001 kw / 60 bhp @ 4400 rpm
Carroçaria
Tipo--------------------------------------berlineta
Distância entre eixos--------------2150 mm
Peso-------------------------------------640 kg
Performances
Velocidade máxima----------------~150 kph / 93.150002 mph
Aceleração----------------------------n/d