Opel Calibra



1989 - 1997

  • Lançado em 1989, o Calibra reposicionou a Opel num nicho de mercado em que já tinha alguma tradição, desde os tempos dos Commodore: os coupé. O Calibra procurava, no seu segmento, conseguir o equilíbrio de altos níveis de comodidade, equipamento e espaço com performances dignas de um desportivo. Conseguiu-o plenamente e, por outro lado, lançou um estilo inconfundível, que ainda hoje marca as mais recentes criações da marca.
  • Opel Calibra
    Foi a surpresa da Opel no Salão de Frankfurt de 1989. A marca regressava aos coupé com uma aposta forte, capaz de vender o suficiente para justificar o investimento naquele nicho de mercado. Face à tradição da marca nos desportivos, marcada por carros como o Commodores, ou o inovador 1900 GT, de características bem diversas, poucos sabiam o que esperar, mas todos ficaram impressionados com a carroçaria desenhada por Erhard Schenell.
    O Calibra, assim se chamava o novo Opel, era apelativo e espaçoso. As linhas elegantes mas vincadas definiam uma carrçaria com capacidade para quatro adultos e ainda 300 litros de porta-bagagens.
    O espaço proporcionado pelo Calibra era de facto impressionante para um desportivo. Tal como o seu coeficiente aerodinâmico, de 0,26 apesar de a altura do carro ser grande para um desportivo.
    Mecanicamente, o carro, que recorria ao chassis do Vectra, estava equipado com um motor de dois litros de capacidade, que debitava 115 cavalos. Com boas capacidades dinâmicas, rapidamente se cotou como um sucesso de vendas.
    No ano seguinte, o Calibra continuou a progredir nas vendas e, em 1991, a Opel lançou uma versão capaz de satisfazer os mais exigentes no capítulo das performances: o Calibra Turbo, equipado com motor de quatro cilindros, de 204 cavalos de potência. Com quatro rodas motrizes e caixa de seis velocidades, conseguia atingir 245 km/h de velocidade máxima, valor ao alcance de poucos.
    A gama do Calibra aumentou e foi reformulada em 1995, com a introdução de novos motores, e a produção manteve-se até 1997, altura em que o Calibra fechou a sua carreira, com 238.647 unidades vendidas.
  • Gama alargada
    A gama do Calibra sofreu alterações significativas em 1994, não só para efectuar pequenas actualizações estéticas, como para introduzir a nova família de motores ECOTEC da Opel, pró-ambientais.
    Assim, o coupé recebeu o primeiro motor V6 da Opel, com 2,5 litros de cilindrada e 170 cavalos de potência. Este propulsor mostrou-se muito adequado à dimensão do carro, tornando-o mais vivo e permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.
    Juntou-se-lhe o novo propulsor de dois litros, com cabeça de 16 válvulas, que passou a debitar 136 cavalos de potência.
  • Linhas de referência
    A carroçaria do Calibra foi, sem dúvida, um dos seus principais trunfos. Bonita e elegante, tinha, além do espaço, como característica a linha de cintura alta e ascendente, como deve ser desenhado um carro dito de "linhas puras".
    Essa cintura dava-lhe um aspecto robusto e, ao mesmo tempo, agressivo, sem lhe roubar elegância. Outra característica marcante era o design do terceiro pilar, longo e a terminar na pequena mala, que fazia dele um verdadeiro coupé.
    Estes dois aspectos tornaram-se uma referência no design da Opel, bem patente nos seus mais recentes modelos, como belo o Vectra GTS, que ninguém consegue deixar de associar ao Calibra.
  • Campeonato alemão
    Em 1993, o Calibra participou pela primeira vez no famoso DTM, o campeonato alemão reservado a carros de turismo com elevada tecnologia, e um ano mais tarde havia já três destes modelos V6 com tracção às quatro rodas na grelha de partida, conduzidos entre outros pelo ex-piloto de Fórmula 1 Keke Rosberg. Em 1995, a Equipa Opel para o DTM era constituída por seis unidades Calibra. No Campeonato Internacional de Carros de Turismo (ITC) de 1996, a série de corridas que sucedeu ao DTM, o desenvolvimento sistemático do Calibra V6 4x4 de competição foi coroado de êxitos: Manuel Reuter venceu o campeonato de pilotos e a Opel obteve o título de construtores.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------16 válvulas, 2 veios de excêntricos à cabeça
    Tipo--------------------------------------quatro cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------1998 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------86x86 mm
    Alimentação--------------------------injecção electrônica
    Potência-------------------------------150 cavalos às 6000 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------coupé de dois lugares
    Distância entre eixos--------------260 cm
    Peso-------------------------------------1215 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------223 km/h
    Aceleração----------------------------n/d