Bugatti Type 35




1926 - 1930

  • O Bugatti Type 35 simboliza perfeitamente a forma de interpretar o automóvel que tornou famoso Ettore Bugatti. Pequeno, elegante e leve, tratava-se, na realidade, da versão de estrada de um carro concebido para competir. Ettore Bugatti criou-o para montar o seu motor de oito cilindros e apenas dois litros de capacidade. Na estrada, foi a menina dos olhos de alguns proprietários abastados, fascinados com o seu enorme sucesso na competição, onde se estreou em 1924. As versões de estrada só apareceram dois anos mais tarde. Os dois exemplares existentes no Museu do Caramulo ainda hoje conseguem encantar os mais exigentes.
  • Bugatti Type 35
    Quando chegou a uma posição estável na indústria automóvel, Ettore Bugatti resolveu criar um motor que, na época, podia ser considerado invulgar: um bloco de oito cilindros em linha, com três litros de cilindrada. O sucesso desse propulsor não foi brilhante, de forma que Bugatti resolveu criar um outro com a mesma arquitectura, mas com apenas dois litros de cilindrada e destinado à competição.
    Esse motor, que podia chegar aos 2,3 litros de cilindrada, tinha, ainda, uma versão sobrealimentada, com compressor, cuja potência chegava aos 120 cavalos.
    Para o motor, utilizou um modelo que, no entanto, não lhe agradava. Aliás, foi mesmo alcunhado de "tank", pelas suas linhas e soluções aerodinâmicas pouco de acordo com o perfeccionismo e estilo de Bugatti, que resolveu, então, criar um novo carro, de competição, mais adequado ao propulsor.
    A ideia inicial foi, mais tarde, poder comercializar uma versão para clientes endinheirados.
    Foi assim que nasceu o Type 35, no qual Ettore Bugatti utilizou toda a sua capacidade artística como construtor de automóveis.
    E o novo carro teve uma das mais impressionantes carreiras da história da competição, desde a sua estreia, em 1924.
    Foi comercializado entre 1926 e 1930 e tornou-se uma máquina preciosa das estradas, com as suas linhas elegantes, que nascem a partir do que acabou por se tornar a imagem de marca de Ettore Bugatti: o radiador em forma de ferradura.
    O Type 35 tinha soluções tecnológicas brilhantes, como um eixo dianteiro oco, para reduzir o peso, e jantes fabricadas em liga leve, com tambores de travões integrados.
  • Jantes em liga leve
    Uma das inovações tecnológicas do Type 35 eram as jantes em liga leve, invulgares para a época. Além de terem um desenho muito belo, os longos raios foram concebidos para enviar ar para os travões, a fim de os refrigerar. Outra inovação era integrarem os tambores dos travões, pormenor muito útil nas corridas, pois permitia trocar rodas e calços de travões numa só operação, ganhando tempo precioso.
  • Tal pai tal filho
    Ettore Bugatti acabou por não seguir a carreira do pai e, curiosamente, foi seu irmão Rembrandt, que quando jovem queria ser engelheiro, quem seguiu o caminho das artes, tornando-se escultor.
    Mas, Ettore foi um dos criadores de automóveis mais artísticos e, ao contrário de seu pai, teve a alegria de ver o filho seguir-lhes os passos. Jean Bugatti começou cedo a trabalhar com o pai e nos anos 30 já geria a fábrica com enorme eficácia. Menos exuberante do que Ettore em termos artísticos, manteve, no entanto, o estilo e a qualidade. 
  • Le patron
    Apesar de ter nascido em Milão, quando se estabeleceu, Ettore Bugatti escolheu a Alsácia, e a cidade de Molsheim, para sede.
    Desde 1909 manteve na fábrica um ambiente familiar e muito boas relações com todos os seus empregados. De tal forma que estes o tratavam por "Le Patron".
    Curiosamente, foi um grupo de novos empregados, já com espírito bem diferente, que levou, em 1936, a que "Le Patron" optasse por se retirar. Desgostoso, Ettore Bugatti fez como que um regresso às origens, isolando-se numa pequena oficina nos arredores de Paris e dedicando-se exclusivamente à pesquisa.
  • Ettore Bugatti
    Natural de Milão, onde nasceu em 1881, Ettore Bugatti desde muito novo mostrou a sensibilidade artística de seu pai.
    De tal forma que, ainda jovem, tinha por objectivo uma carreira ligada às artes. Mas, quando tinha 14 anos de idade, a sua vida transformou-se radicalmente: Ettore começou a mexer num triciclo motorizado e apaixonou-se de imediato pela mecânica.
    Três anos mais tarde, arranjou emprego como mecânico e, depois de ter trabalhado com alguns construtores, estabeleceu-se por conta própria em 1909.
    Ettore Bugatti nunca perdeu, no entanto, a sua sensibilidade artística e bem pode dizer-se, pelo contrário, que os automóveis que criou a reflectem perfeitamente, quer na forma quer nos conteúdos tecnológicos.
    Tendo em conta que os Bugatti sempre se destacaram pelos bons resultados na competição e, também, pela fiabilidade, não é de estranhar que, rapidamente tenha ganho fama como um dos melhores construtores europeus, construindo carros de sonho como o Atlantic Coupé, ou o Royal Luxury Sedan, ao longo de uma carreira que durou até 1936.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------três válvulas por cilindro
    Tipo--------------------------------------oito cilindrros em linha
    Cilindrada------------------------------1991 ou 2262 cc
    Diâmetro x Curso-------------------60x88 mm ou 60x100 mm
    Alimentação--------------------------carburador duplo ou simples com compressor
    Potência-------------------------------90 ou 120 cavalos
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------aberta, com dois lugares
    Distância entre eixos--------------240 cm
    Peso-------------------------------------750 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------170 ou 200 km/h
    Aceleração----------------------------n/d