1955
Juan Manuel Fangio, Stirling Moss e Karl Kling — três dos grandes pilotos que escreveram a história do desporto automóvel — foram os responsáveis em meados dos anos 1950 pelo estrondoso sucesso do 300 SLR da Mercedes-Benz, nas competições de desporto automóvel.
Com oito cilindros, 2982 cm³ de cilindrada, potência até 310 cv e uma velocidade máxima acima dos 300 Km/h, este "Flecha de Prata" conquistou em 1955 os primeiros lugares nas provas mais consagradas: Mille Miglia, Targa Florio, Tourist Trophy, Eifelrennen, bem como no Grande Prémio da Suécia.
Com base neste carro vencedor, Rudolf Uhlenhaut (1906-1989), na altura o responsável pelos testes com Veículos de Passageiros e pela Divisão de Desenvolvimento dos carros de competição da Mercedes-Benz, construiu a versão Coupé de estrada, que conjugou o design e a tecnologia do 300 SL (Asas de Gaivota), produzido desde 1954, com o bem sucedido carro de desporto de competição: o 300 SLR-Coupé – mais conhecido entre os "experts" em matéria automóvel como o "Uhlenhaut-Coupé".
Este modelo causou sensação em finais de 1955, quando posto a circular em estrada.
As linhas vigorosas da carroçaria, com o capô alongado, eram complementadas pelos tubos de escape de grande dimensão montados lateralmente, as entradas de ar e as jantes de raios, bem como pelo cockpit elegante, com o pára-brisas panorâmico arredondado. O "veloz carro de Turismo", como Rudolf Uhlenhaut designava a sua criação automóvel, fez jus ao seu nome: com um peso de apenas 1.117 kg e 310 cv, o "Uhlenhaut-Coupé" acelerava nos testes de condução até uma velocidade máxima de 290 Km/h (dados de fábrica: 284 Km/h).
As linhas vigorosas da carroçaria, com o capô alongado, eram complementadas pelos tubos de escape de grande dimensão montados lateralmente, as entradas de ar e as jantes de raios, bem como pelo cockpit elegante, com o pára-brisas panorâmico arredondado. O "veloz carro de Turismo", como Rudolf Uhlenhaut designava a sua criação automóvel, fez jus ao seu nome: com um peso de apenas 1.117 kg e 310 cv, o "Uhlenhaut-Coupé" acelerava nos testes de condução até uma velocidade máxima de 290 Km/h (dados de fábrica: 284 Km/h).
Deste modo, tornou-se o automóvel de dois lugares mais rápido aprovado nessa época para circular em estrada, sendo também "um dos automóveis mais excitantes jamais construído pela Mercedes-Benz", como o especialista em desporto automóvel Karl Ludvigsen referiu mais tarde.
Motor
Tipo--------------------------------------Linha 8 (53º vee)
Cilindrada--------------------------------2982 c.c.
Diâmetro x Curso--------------------------
Alimentação-------------------------------
Potência----------------------------------313.77 cv
Carroçaria
Distância entre eixos---------------------
Peso--------------------------------------
Performances
Velocidade máxima-------------------------272km/h
Aceleração--------------------------------
Motor
Tipo--------------------------------------Linha 8 (53º vee)
Cilindrada--------------------------------2982 c.c.
Diâmetro x Curso--------------------------
Alimentação-------------------------------
Potência----------------------------------313.77 cv
Carroçaria
Distância entre eixos---------------------
Peso--------------------------------------
Performances
Velocidade máxima-------------------------272km/h
Aceleração--------------------------------